
O que faz um avião voar?
Partes e peças de um avião
O avião é uma das mais complexas máquinas alguma vez construída pelo sere humano. Isto porque mesmo pesando várias toneladas consegue levantar voo com muita facilidade.
No entanto construir um avião é tudo menos fácil… São necessárias centenas de engenheiros, cientistas, visionários e por vezes até um esforço conjunto de vários países para criar uma aeronave.
Embora existam milhares de diferentes modelos de aviões de dezenas de diferentes companhias aéreas, a maioria tem como base uma estrutura principal muito semelhante:

• Cockpit- É onde estão os pilotos da aeronave e é a partir daqui eles a comandam. (Função: comandar e controlar o avião.)
• Cabine (Fuselage) - É o corpo do avião, onde se localizam os assentos para os passageiros e mais em baixo o porão. (Função: Transportar carga, passageiros e manter a pressão nos valores normais, entre outros…)
• Motor (Turbine Engine) - É, em parte, responsável pelo impulso do avião. (Função: Gerar potência e impulso, acelerar ect…)
• Asa (wing) – A sustentação do avião deve – se a esta parte essencial em qualquer aeronave. (Função: Gerar sustentação, manter estabilidade.)
• Leme de profundidade ( Elevator) - Controla a altitude do avião, esta peça das aeronaves consegue alterar a inclinação do nariz do avião.(Função: Controlar a altitude do avião.)
• Leme da direção (Rudder) - Controla a direção do avião. (Função: controla a direção)
• Flaps – Dependendo da sua inclinação (medida em graus.) aumentam ou controlam a sustentação e o impulso do avião. (Função: Aumentar a sustentação principalmente, mas também o impulso.)
• Aileron e Spoiler- Mudam a inclinação horizontal da aeronave e aumentam, o impulso e a sustentação. (Função: Controlar inclinação horizontal e sustentação).
• Slats, Winglets – Nem todas as aeronaves os possuem, especialmente as mais modernas que têm outros sistemas para fazerem o seu trabalho. (Função: diminuir o impulso e a resistência do ar e aumentar a sustentação.)
Legenda:
Aerodinâmica
“Aerodinâmica é o estudo do movimento de fluidos gasosos, relativo às suas propriedades e características, e às forças que exercem em corpos sólidos neles imersos.
De uma forma geral, a aerodinâmica, como ciência específica, só passou a ganhar importância industrial com o surgimento dos aviões e dos automóveis pois estes precisavam se locomover tendo o menor atrito possível com o ar pois assim seriam mais rápidos e gastariam menos combustível. (…) George Cayley é considerado o “Pai da Aerodinâmica.”
(Wikipedia)
As três forças que fazem um avião voar
Bem, a resposta não é muito simples…
Resumindo o avião levanta voo e consegue voar devido a um conjunto de forças que o impelem tanto para a frente como para cima:
-
Sustentação: “Quando um avião se desloca pelo ar, ocorre um fenômeno na sua asa que irá produzir uma força para cima, sentido inverso ao peso. (…)A física explica que o aumento da velocidade de um fluído pelas paredes de um tubo, provoca um aumento da pressão dinâmica (ar em movimento) e uma diminuição da pressão estática (ar em repouso), originando uma força. Então, tal diferença de pressões estáticas será a responsável por criar uma força perpendicular à superfície da asa, chamada de RESULTANTE AERODINÂMICA, agindo no chamado centro de pressão, tendo como sua componente vertical, a força de SUSTENTAÇÃO.”
-
Peso: “O peso está relacionado com a força da gravidade, a qual atrai todos os corpos que estão no campo gravitacional terrestre. Não existe nenhuma forma de alterar esta força, então é preciso cada vez mais aperfeiçoar as aeronaves, para conseguir combater este fenómeno que impele as coisas para baixo.”
-
Impulso: “A tração é uma força responsável por impulsionar a aeronave para frente, sendo originada por algum tipo de motor.”